Gravidez - Como comer bem no trabalho

Por mais corrido que seja seu dia de trabalho, agora que você está grávida tente arrumar um tempo para se alimentar bem. Quando o enjoo não dá trégua e você não consegue nem olhar para certas comidas, fica difícil arranjar energia para tocar o dia-a-dia.

Se não está dando para comer uma refeição direito, experimente fazer lanchinhos ao longo do dia. Mantenha um estoque de opções na sua gaveta (leia abaixo), para garantir que seu corpo receba os nutrientes de que você e o bebê precisam.
Comendo no caminho

Se você passa muito tempo na condução ou no trânsito para chegar ao trabalho, leve alguma coisa para comer no caminho, como uma fruta, barras de cereal ou biscoitos, de preferência integrais. Na rua, você pode optar por sucos de fruta, um pãozinho com manteiga ou uma vitamina com leite. Não exagere no café.

Lanchinhos na gaveta

Mantenha sua gaveta (ou uma geladeira, se tiver disponível no trabalho) sempre recheada de lanchinhos para aliviar aquelas pontadas inesperadas de fome. Aproveite produtos feitos para crianças, que costumam ser enriquecidos em ferro, cálcio e vitaminas. Confira algumas idéias:

• Todo tipo de fruta: varie, para não enjoar, mas siga seus instintos -- às vezes seu estômago só quer mesmo um tipo de fruta, e é ela que você deve privilegiar.
• Bolachas salgadas, torradas, de preferência integrais, e barras de cereal.
• Castanha de caju, amêndoa, pistache e outros tipos de nozes.
• Caixinhas individuais de suco ou de leite e garrafinhas de água mineral.
• Saquinhos de biscoito de polvilho ou bolinhos embalados individualmente.
• Frutas secas.
• Cenourinhas baby ou palitinhos de erva-doce (mas esses você vai ter de levar fresquinhos, porque estragam se ficarem mais de um dia na gaveta)

No horário do almoço

Se puder, leve o almoço de casa para garantir uma refeição equilibrada (contanto que seu local de trabalho disponha de geladeira e microondas). Na hora de decidir o que levar, pode faltar inspiração ou tempo. Veja algumas sugestões para facilitar sua vida:

Sanduíches: acabe com o tédio nos sanduíches usando tipos diferentes de pão, como a ciabatta, a focaccia, o pão sírio ou o pão-folha, e usando verduras variadas no lugar da alface, como rúcula e agrião. Você pode incrementar o sanduíche com cenoura ou beterraba ralada, por exemplo, para não ficar sempre no peito de peru com maionese, no pão de forma.

Se não estiver dando tempo para preparar sanduíches muito caprichados de manhã, tente criar alguns recheios (de frango refogado, por exemplo) no fim de semana e congele pequenas porções.

Quando for comprar sanduíches prontos, prefira opções com pães integrais e pouca gordura. Veja se o sanduíche está bem armazenado, porque alimentos com maionese podem se deteriorar rápido fora da geladeira, e sempre confira a data de validade. Evite queijos com fungos, como o gorgonzola.

Sopas: são uma boa opção, mesmo quando está calor. Vale a pena experimentar sopas frias ou em temperatura ambiente. Você pode fazer a sua em casa ou usar as de pacotinho, mas sempre leia a embalagem, porque há sopas que têm enorme quantidade de sal (sódio). Prefira sopas mais encorpadas, porque senão não vai conseguir matar a fome. Se tiver tempo, no fim de semana, faça uma boa panela da sua sopa preferida e congele porções individuais. Caso prefira sua sopa quente e não tenha microondas no trabalho, você pode levá-la numa garrafa térmica.

Baked potato: batatas assadas são uma alternativa saudável para comer fora de casa. Se for comprar numa praça de alimentação, prefira as com recheio não muito pesado. Na dúvida se a casca está bem lavada, é melhor não comê-la.

Dá para fazer batata assada no microondas do trabalho, mas leva cerca de dez minutos, dependendo do tipo e do tamanho da batata (é preciso fazer vários furos com o garfo nela e colocá-la sobre o papel-toalha, com casca e tudo). Aí, é só abrir, misturar o recheio, que você também terá trazido de casa, e comer.

Saladas: escolha uma salada com ingredientes variados, e se certifique de que eles estejam fresquinhos. Saladas com grãos, macarrão e cuscuz marroquino são mais substanciosas. Se a sua salada for só de folhas, vale a pena acrescentar algum tipo de proteína (frango picado ou queijo ralado, por exemplo) e de carboidrato (torradas, croutons ou um pãozinho para acompanhar), para você não ficar com fome de novo logo em seguida. Muitos restaurantes têm a opção de quiche ou torta e salada, que é bem saudável e mata a fome.

Se você for levar a salada de casa, é melhor manter legumes e verduras em pedaços grandes e picá-los só na hora de comer, para não perder muita vitamina C. Molhos ácidos são favoráveis à absorção da vitamina. E, por falar em molho, não leve a salada já temperada, porque as folhas vão murchar. Leve o molho à parte, numa garrafinha (não exagere na quantidade e nem use aqueles que são gordurosos demais).

Fast food: não tem problema comer um hambúrguer ou uma pizza de vez em quando. Só não se esqueça de que eles têm grande quantidade de gordura. Uma pizza de abobrinha ou de berinjela é sempre mais leve que uma de quatro queijos. Vale a pena pedir uma saladinha para acompanhar.

Almoços de trabalho: aproveite que está num restaurante mais variado para fazer uma boa refeição, mas cuidado para não exagerar, nem cair na tentação de experimentar todas as sobremesas do bufê.
Facilitando a vida ao chegar em casa

Muitas vezes, quando você chega em casa do trabalho, está tão cansada que não consegue nem pensar em ir para o fogão. Mas há truques que podem ajudá-la, para que você não acabe ficando sem comer ou jantando o primeiro pacote de salgadinhos ou de bolacha que encontrar pela frente:

• Convoque seu companheiro para cozinhar ou, pelo menos, colaborar.
• Sempre que estiver inspirada, faça comida em quantidades maiores e congele a metade, para essas ocasiões de emergência em que está cansada demais para cozinhar.
• Se você tem como almoçar bem no trabalho, capriche no almoço e faça uma refeição mais leve à noite.
• Tenha sempre no freezer porções pequenas de filé de frango ou bife para grelhar. Verduras também podem ser congeladas cozidas para um preparo rápido.
• Macarrão é sempre uma mão na roda. Se fizer molho em casa, cozinhe bastante de uma vez e congele. Molhos prontos também facilitam a vida. Macarrão com molho leve e sopas têm digestão mais rápida e proporcionam um sono melhor.

Reprodução: Babycenter

Gostou? Então compartilhe!!:

SOBRE PRISCILA

Priscila, 33 anos, mãe, design gráfico. Em transição capilar desde março/2015. Vivendo intensamente a liberdade dos cachos.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, movimente este blog.